Articulare Clínica Integrada 11 3589 7843 | 11 96572 6971
O corpo experimenta muitas mudanças ao longo da gravidez e, de forma surpreendente, ela também pode afetar sua artrite reumatóide (AR). Abaixo, exploramos a interação entre a gravidez e a artrite reumatóide.
Felizmente, até 70% dos pacientes verificam melhora na artrite reumatóide durante a gravidez e muitas permanecem sem alterações dos sintomas. No entanto, alguns pacientes podem experimentar alguma crise articular, principalmente, até 3 meses depois do parto.
A artrite reumatóide em si não afeta sua capacidade de engravidar, mas algumas mulheres com AR podem não engravidar tão rapidamente quanto outras mulheres. Além disso, você precisará de um acompanhamento cuidadoso de seu obstetra e do seu reumatologista. Eles podem se certificar de que todos os medicamentos que você toma são seguros para usar durante a gravidez e fazer alguns testes para garantir que seu corpo esteja pronto para uma gestação.
Alguns medicamentos de AR podem causar sérios problemas para um bebê. Você precisará parar de tomar estas medicações antes de engravidar:
Se você engravidar e estiver tomando metotrexate ou leflunomida, informe seus médicos imediatamente. Seus médicos irão ajudá-la a decidir se deve parar (ou mudar) quaisquer outros medicamentos que você está tomando. Além disso, eles podem sugerir um tratamento adicional.
As altas doses de corticoesteróides no início da gravidez podem aumentar o risco de um defeito de nascimento chamado “fenda palatina” e quando tomados mais tarde na gravidez, podem causar outros problemas, como a queda do liquido aminiotico.
É importante falar com seus médicos sobre todos os medicamentos que você toma e seguir suas instruções com cuidado. Não comece a tomar novos medicamentos, suplementos ou drogas à base de plantas, sem antes falar com seus médicos.
Alguns medicamentos de AR podem ser tomados durante a gravidez, mas apenas em certos momentos ou em determinadas quantidades:
Sim. Mulheres com AR podem amamentar na maioria dos casos. Mas elas têm que evitar certos medicamentos durante esta fase, já que alguns medicamentos de AR podem entrar no leite materno e prejudicar o bebê.
Se você deseja amamentar, fale com seus médicos. Eles podem dizer quais medicamentos você pode tomar e quais os quais deve evitar. A maioria dos medicamentos que não são seguras durante a gravidez também são inseguros durante a amamentação. Algumas mulheres precisam parar a amamentação se necessitarem desses medicamentos para controlar sua AR.
Fonte: www.UpToDate.com
1 Comentário
Olá, Dra. Rebeka!
Gostaria de saber se pacientes com doença auto-imune pode tomar a vacina da gripe.
Beijos e obrigada!