Articulare Clínica Integrada 11 3589 7843 | 11 96572 6971
No dedo em gatilho, o dedo trava em uma posição dobrada. Isto acontece quando um dos tendões que flexiona o dedo se inflama ou incha, geralmente com um nódulo protuberante na palma da mão. Normalmente, o tendão se move facilmente dentro e fora de sua bainha circundante quando o dedo se estica e flexiona. No caso do dedo em gatilho, o tendão inflamado pode se mover para fora da bainha enquanto o dedo se flexiona. No entanto, quando um tendão está muito inchado, ele não pode mover-se com facilidade para dentro quando o dedo é estendido e, portanto, o dedo fica travado.
Para estender o dedo, a pessoa precisa forçar a área inchada de volta para dentro da bainha, causando uma sensação de estalido similar ao de apertar um gatilho. A causa do dedo em gatilho é desconhecida ele é frequente entre pessoas com artrite reumatoide ou diabetes. O uso repetitivo das mãos torna o desenvolvimento do dedo em gatilho mais propenso.
O uso de talas, fontes úmidas de calor e medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) pode ajudar pessoas com inchaço e dor. Às vezes, um corticosteroide ou um anestésico local injetado na bainha do tendão, juntamente com a tala, podem oferecer um alívio rápido e seguro da dor e do gatilho, embora o efeito seja temporário. A cirurgia é comumente necessária para tratar o dedo em gatilho crônico.