Articulare Clínica Integrada 11 3589 7843 | 11 96572 6971
O fator antinúcleo, ou FAN, é o principal exame usado na triagem das doenças reumáticas autoimunes. Mas a positividade do teste de forma isolada alguma doença reumatológica. Afinal, o FAN costuma ser positivo em 10% a 15% da população normal e sua ocorrência pode aumentar devido ao uso de certos medicamentos, à presença de neoplasias e à vigência de algumas infecções com a hepatite C, HIV ou sífilis. A valorização desse resultado, portanto, depende da história pessoal e familiar do paciente e, sobretudo, do contexto clínico.
Na prática clínica, comumente o reumatologista atende pacientes encaminhados pela positividade do FAN, geralmente durante investigação de quadros dermatológicos como a queda de cabelos e lesões de pele das mais diversas. Mas vale ressaltar que o exame do FAN também pode ser positivo no contexto de outras doenças não reumatológicas tais como: hipotireoidismo, cirrose biliar, hepatite autoimune, doença inflamatória intestinal entre outras.
Padrões e títulos Outro:
Outro aspecto a considerar é de ordem mais técnica. Alguns padrões geralmente observados no teste não estão associados a doenças autoimunes sistêmicas, especialmente o pontilhado fino simples em títulos baixos (até 1/160) e o pontilhado fino denso (PFD) em qualquer título. Em contrapartida, o encontro de um FAN em título moderado ou alto, com padrão homogêneo, pontilhado grosso, nucleolar ou centromérico, remete a uma maior possibilidade de afecção autoimune manifesta ou incipiente.
Então, se o seu exame de FAN tem resultado positivo, não se desespere! Procure um reumatologista para uma avaliação completa e análise individual do seu caso.