Articulare Clínica Integrada 11 3589 7843 | 11 96572 6971
Condromalácia patelar é uma condição que causa dor na frente do joelho. Envolve a “cartilagem”, atrás da patela. Esta condição ocorre quando a cartilagem atrás da patela fica muito desgastada, podendo levar a uma lesão no joelho ou instabilidade articular.
Dor na parte da frente do joelho, ao redor ou atrás da rótula.
Radiografia ou ressonância magnética do joelho.
Aqui destacamos algumas dicas com mitos e fatos sobre a condromalácia:
1. Quem tem condromalacia não pode praticar esportes: MITO
A doença está ligada a distúrbios biomecânicos, e após melhoria de sintomas é imprescindível o fortalecimento seguido de prática regular de esportes de baixo impacto, prevenindo sua recidiva.
2. Mulheres têm mais chance de desenvolver a doença que os homens: FATO
Mulheres possuem fatores anatômicos neuromusculares e hormonais que predispõem a doença.
3. Pratico muito esporte, o impacto vai sobrecarregar minha cartilagem e levará a condromalacia: MITO
A crença de que o esporte degrada mais as articulações caiu por terra há cinco anos atrás. Estudos recentes provaram que atividade física libera enzimas anti-inflamatórias no joelho que protegem a sua degeneração. Isso explica a taxa de desgaste de joelho ser infinitamente maior em pessoas sedentárias.
4. Fiz uma ressonância do joelho, e no laudo consta que tenho condromalácia. Este exame é suficiente para meu diagnóstico? MITO
Desequilíbrios musculares e distúrbios biomecânicos estão intimamente ligados à origem da doença. Na ressonância é muito comum imagens de degeneração da cartilagem, mas muitas vezes trata-se do envelhecimento natural da cartilagem, e a dor do paciente está em outro ponto do joelho. Por isso, o diagnóstico de condromalácia tem que ser dado para um médico que esteja familiarizado com o gesto esportivo que o paciente pratica.
5. Quem tem condomalacia pode evoluir para artrose: FATO
Uma vez lesada a cartilagem, a liberação de enzimas inflamatórias pode erodir o joelho como um todo. Motivo pelo qual medidas condroprotetoras, como a viscossuplementação são necessárias, ao menos na fase inicial, para prevenir a progressão da doença.
6. A musculação é contraindicada para quem tem a condromalácia: MITO
O tratamento desta doença consiste em três fases:
7. Estou muito pesado (a). Isso pode agravar ainda mais minha doença: FATO
Para se ter uma ideia, a cada passo que a pessoa dá, duas a quatro vezes do seu peso corporal são transmitidos através da articulação do joelho. Assim, quanto mais você pesa, mais forte é o impacto em seu joelho. Estudos mostram que ao se perder 10 kg de peso, reduz-se em até 20% da dor para joelhos com condromalácia.
8. Se minha doença não melhorar, pode ser que eu precise de tratamento cirúrgico: FATO
Apesar de ter indicação muito limitada, alguns pacientes, principalmente mulheres na quarta década de vida com degeneração avançada da faceta patelar lateral da patela associada à hiperpressão lateral, podem se beneficiar com o tratamento cirúrgico.